O Esporte e a Arte possuem um ótimo diálogo, são atividades ou campos que não atendem ao utilitarismo e a razão prática e instrumental, não se enquadram aos meios e fins que se apresentam como a lógica dominante da nossa civilização. Esporte e arte são, de fato, partes importantes da condição humana, como provedores de espetáculos que ajudam a organizar e entender a indiferença, as contradições e os paradoxos que as rotinas sociais necessariamente implicam.
Decathlon é uma competição de dez provas de atletismo, na qual os atletas competem em todas as modalidades durante dois dias. A especial importância do decathlon deve-se a que o vencedor dessa modalidade é considerado um atleta completo, pois o conjunto de provas exige, ao mesmo tempo, resistência extraordinária e o desenvolvimento harmônico de diferentes aptidões físicas.
A série de obras desta exposição é o decathlon pessoal do Artista Plástico Marcelo Rezende, nela o desafio foi criar 10 obras tendo como fio condutor o esporte e transitando por 10 elementos importantes na formação de um campeão. Produzidas entre 2006 e 2007, são frutos de uma pesquisa a respeito da historia do esporte, modalidades, sua estética e analogias com a arte.
A exposição Decathlon tem como objetivo criar um espaço de interseção estética e conceitual entre o universo esportivo e o artístico. Cada uma das telas retrata uma modalidade esportiva, e através delas é principalmente expresso um valor, ação ou requisito intrínseco na prática do esporte em geral, que inspiram os atletas e que também devem inspirar o público no seu dia-a-dia.